×
Home Sobre Serviços Coleta de Lixo - Cronograma Varrição - Cronograma Coleta de Resíduos Sólido / Orgânico Domiciliar Coleta de Resíduos Sólido de Saúde Coleta Seletiva Iluminação Pública Limpeza / Varrição Recolhimento de Galhos, Entulhos e Material Inservível Notícias Galeria Campanhas Fotos Vídeos Portal da Transparência Contato

Notícias - Comsercaf realiza campanha de conscientização em Maria Joaquina
09/06/2020
Comsercaf realiza campanha de conscientização em Maria Joaquina

Ação tem objetivo reduzir descarte irregular de resíduos

 

A Comsercaf realizou na segunda-feira (8), no bairro Maria Joaquina, uma campanha de conscientização de descarte correto de resíduos de construção civil, galhos e inservíveis. Funcionários da autarquia distribuíram panfletos e cartazes orientações sobre como deve ser feito o despejo, utilizando os equipamentos de proteção individual necessários para a prevenção do Covid-19.

Maria Joaquina é um dos bairros com maior índice de descarte irregular de resíduos de Cabo Frio. Por dia, cerca de 5 pontos de despejo são identificados. Ficando atrás somente de Tamoios, onde são registrados uma média de 10 pontos diários.

Para descartar o lixo de forma correta, população deve colocar os entulhos e inservíveis dentro de sacolas plásticas. A autarquia estipula a coleta de até 3m³ de lixo. Acima dessa quantidade, o descarte é de responsabilidade do cidadão, que deve contratar uma caçamba. Em casos de descarte irregular ou poda sem autorização dos órgãos competentes, o responsável será notificado, e em seguida multado, com base na Lei nº 2330/2010. As multas podem variar de acordo com a quantidade de resíduos e o impacto ambiental promovido. 

“Desde março, 130 colaboradores que fazem parte do grupo de risco, foram temporariamente afastados de suas funções, em cumprimento ao decreto municipal 6205/2020, que determina regras para a prestação de serviços públicos. Com esse afastamento, a operação fica defasada. Além disso, a população precisa se conscientizar de que o lixo é uma responsabilidade de todos e cada um precisa fazer a sua parte” – diz Dario Guagliardi,  presidente da Comsercaf.