×
Home Sobre Serviços Coleta de Lixo - Cronograma Varrição - Cronograma Coleta de Resíduos Sólido / Orgânico Domiciliar Coleta de Resíduos Sólido de Saúde Coleta Seletiva Iluminação Pública Limpeza / Varrição Recolhimento de Galhos, Entulhos e Material Inservível Notícias Galeria Campanhas Fotos Vídeos Portal da Transparência Contato

Notícias - Prefeitura retoma retirada de gigogas da Praia de Tamoios
28/02/2020
Prefeitura retoma retirada de gigogas da Praia de Tamoios

Mais de 48 toneladas da vegetação foram coletadas 

 

Nesta sexta-feira (28) a Prefeitura retomou a retirada de gigogas (plantas provenientes de água doce, vindas de Carapebus, no Norte Fluminense) da Praia de Tamoios, no trecho do loteamento Orla 500. A ação, que será concluída até a próxima sexta (6), é realizada com o auxílio de 1 retroescavadeira e 2 caminhões. Mais de 48 toneladas da vegetação já foram coletadas.

Antes do Carnaval, a faixa de areia em frente aos loteamentos Santa Margarida 2, Verão Vermelho e Viva Mar, já havia recebido a equipe de limpeza. A Praia possui mais de 10 quilômetros de extensão, cercada por condomínios e áreas de preservação ambiental, fatores que dificultam a operação.

“As gigogas chegaram em Cabo Frio no fim de dezembro, às vésperas da alta temporada. O segundo distrito recebeu uma quantidade gigante dessa vegetação, mais ainda que o primeiro distrito. Inicialmente fizemos o remanejamento da vegetação, de forma emergencial, para que o mar não espalhasse ainda mais a planta e os banhistas não fossem impedidos de frequentar a praia. Ao longo dos meses de janeiro e fevereiro, nossa equipe de limpeza de praia atuou sozinha, sem ajuda dos órgãos estaduais e com recursos limitados na limpeza de toda a orla de Unamar, sendo que não foi possível terminar tudo antes do carnaval. Mas agora com o esvaziamento da cidade e a disponibilização de equipamentos que antes estavam alocados na limpeza da rodovia e dos bairros, conseguiremos limpar definitivamente toda a orla” – explica Dario Guagliardi, presidente da Comsercaf.