×
Home Sobre Serviços Coleta de Lixo - Cronograma Varrição - Cronograma Coleta de Resíduos Sólido / Orgânico Domiciliar Coleta de Resíduos Sólido de Saúde Coleta Seletiva Iluminação Pública Limpeza / Varrição Recolhimento de Galhos, Entulhos e Material Inservível Notícias Galeria Campanhas Fotos Vídeos Portal da Transparência Contato

Notícias - Prefeitura de Cabo Frio trabalha para amenizar os estragos causados pela chuva desta segunda-feira (13)
13/01/2020
Prefeitura de Cabo Frio trabalha para amenizar os estragos causados pela chuva desta segunda-feira (13)
Foram 107,6 milímetros de chuva em toda a cidade em aproximadamente 4 horas

A Prefeitura de Cabo Frio trabalha para amenizar os estragos causados pela forte chuva que atingiu a cidade nesta segunda-feira (13). Assim que o nível da água começou a baixar, funcionários da Comsercaf foram para as ruas para intensificar o atendimento nas áreas mais afetadas. Foram 107,6 milímetros de chuva em toda a cidade em aproximadamente 4 horas.


A Superintendência da Defesa Civil recebeu uma média de 20 ocorrências. Houve deslizamento de pedra no Morro do Telégrafo e a área precisou ser  isolada. Os pontos de alagamento mais críticos são: Jardim Caiçara, Centro, Jardim Excelsior, Guarani, São Cristóvão, Parque Burle, Vila Nova, Alecrim e Jardim Nautilus.

 "A água do mar está baixando, o que facilita o escoamento. As equipes estão nas ruas prontos para auxiliar a população. A orientação é para que as pessoas evitem sair de carro e entrar em ruas alagadas. A previsão é de chuva para todo o dia, inclusive com alerta do CPTEC e do INEA quanto a mau tempo", explica Marcio Soren, superintendente de Defesa Civil.

A coleta de lixo domiciliar já retomou as atividades em diversos bairros. Na Avenida Henrique Terra, nas Palmeiras, um caminhão vacol realiza a desobstrução de bueiros e caixas de passagem, para esgotamento de áreas alagadas. Já na Passagem, a força da água retirou diversas pedras portuguesas das calçadas e agentes trabalham na coleta do material. 

 “A Prefeitura está envolvida em uma força tarefa para agilizar o atendimento emergencial e dar suporte à população com rapidez e eficácia” , esclarece Dario Guagliardi, presidente da Comsercaf.

Em função dos alagamentos, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia de Saúde da Família (Esfs) de alguns bairros precisaram suspender as atividades, tais como: Porto do Carro, Itajuru, Praia do Siqueira, Manoel Corrêa, Jardim Nautilus, Cajueiro, Gamboa, Samburá, Araçá, Parque Burle, Monte Alegre, Jardim Caiçara, Boca do Mato e Vila do Sol. 

Em caso de emergências, a Defesa Civil deve ser acionada pelos números 199 ou 2647-0199.

Sobre a prevenção de alagamentos

A Comsercaf realiza a limpeza de 100 ralos urbanos por dia, de onde são retirados em média, meia tonelada de resíduos. Diariamente, as equipes percorrem as localidades efetuando a manutenção da rede pluvial. Quando há um alagamento, todos enxergam a importância de uma rede de drenagem eficiente, mas para que isso ocorra, é necessário que a população colabore com o descarte correto do lixo.

Os moradores também podem contribuir com solicitações de limpeza dos ralos públicos por meio do Disque Comsercaf, nos telefones (22) 2648-8906 e 2648-8907 ou no e-mail:comsercaf@comsercaf.rj.gov.br. As ligações geram protocolos que ficam documentados e permitem que os solicitantes acompanhem o andamento dos pedidos.