×
Home Sobre Serviços Coleta de Lixo - Cronograma Varrição - Cronograma Coleta de Resíduos Sólido / Orgânico Domiciliar Coleta de Resíduos Sólido de Saúde Coleta Seletiva Iluminação Pública Limpeza / Varrição Recolhimento de Galhos, Entulhos e Material Inservível Notícias Galeria Campanhas Fotos Vídeos Portal da Transparência Contato

Notícias - Prefeitura faz mutirão contra o Aedes aegypt e retira 20 toneladas de lixo no Guarani
06/06/2019
Prefeitura faz mutirão contra o Aedes aegypt e retira 20 toneladas de lixo no Guarani

A Prefeitura de Cabo Frio realizou na terça-feira (4) um mutirão intersetorial de limpeza no bairro Guarani , na Rua Luis Lindenberg. No local foram retiradas cerca de 20 toneladas de resíduos e lixo verde. A ação também recolheu materiais descartados indevidamente em um ferro-velho. Foram retirados 1 veículo abandonado, peças de automóveis, carrinhos de mão, geladeiras e 150 pneus que foram encaminhados para reciclagem.

O combate ao Aedes aegypt envolveu cerca de 40 profissionais da Vigilância em Saúde Ambiental, Comsercaf, Guarda Marítima Ambiental e Civil Municipal e Defesa Civil. Foram utilizados três caminhões, 2 retroescavadeiras e duas caminhonetes

Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental, Andreia Nogueira, a escolha do bairro Guarani foi devido ao resultado da pesquisa realizada pelo setor, que constou mais incidência de mosquitos, neste local.  Com a retirada do lixo foram eliminados os criadouros do vetor transmissor das Arboviroses:  Dengue, Zika e Chikungunya. Andrea informou que a ideia é fazer um mutirão por semana, até que todos os bairros recebam o serviço.

Além do mutirão, a Vigilância em Saúde Ambiental mantém a circulação do veículo fumacê nos bairros, a fim de fazer um cinturão onde há maior incidência do mosquito. O setor divulga semanalmente a agenda do carro. Segundo a coordenadora, a agenda pode sofrer alteração quando chover ou ventar forte. Ela explica: “Os locais que não receberem o serviço ou tiveram o serviço interrompido, serão contemplados novamente. As ações do veículo são realizadas em horários estratégicos como é preconizado pelo Ministério da Saúde e da OMS, sempre ao nascer e no pôr do sol, quando a temperatura é amena e sem ventos fortes”, disse Andrea.