×
Home Sobre Serviços Coleta de Lixo - Cronograma Varrição - Cronograma Coleta de Resíduos Sólido / Orgânico Domiciliar Coleta de Resíduos Sólido de Saúde Coleta Seletiva Iluminação Pública Limpeza / Varrição Recolhimento de Galhos, Entulhos e Material Inservível Notícias Galeria Campanhas Fotos Vídeos Portal da Transparência Contato

Notícias - Prefeitura destina 4 toneladas de pneus para reciclagem
05/04/2019
Prefeitura destina 4 toneladas de pneus para reciclagem

Cerca de 4 toneladas de pneus serão encaminhadas para reciclagem nesta sexta-feira (05). O projeto Logística Reversa, realizado pela Comsercaf, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, faz semanalmente o recolhimento dos materiais nas borracharias e a cada 15 dias os pneus são enviados para Reciclanip (entidade gestora do sistema de Logística Reversa de pneus inservíveis). No primeiro trimestre de 2019 mais de 60 toneladas foram recolhidas.

O projeto é uma parceria com a ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos). Durante o processo de reaproveitamento, os pneus são triturados. Na maioria das vezes, utilizados como combustível alternativo para as indústrias de cimento ou na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas e industriais, e tapetes para automóveis.

“O projeto carrega consigo uma grande preocupação com o meio ambiente e com a saúde pública. Os pneus demoram anos para se decompor e poderiam servir como criadouro de mosquitos ou hospedar outros vetores como ratos e baratas. Com o reaproveitamento,  proporcionam economia de energia e de recursos naturais” – fala Dario Guagliardi, presidente da Comsercaf.

A população pode colaborar com o programa, levando os pneus para descerte no depósito da companhia, localizado na Rua dos Siris, 45, na Ogiva. Em casos de grande quantidade do material, a retirada pode ser programada através do telefone (22) 2648-8907.