×
Home Sobre Serviços Coleta de Lixo - Cronograma Varrição - Cronograma Coleta de Resíduos Sólido / Orgânico Domiciliar Coleta de Resíduos Sólido de Saúde Coleta Seletiva Iluminação Pública Limpeza / Varrição Recolhimento de Galhos, Entulhos e Material Inservível Notícias Galeria Campanhas Fotos Vídeos Portal da Transparência Contato

Notícias - Obra na orla da Praia do Forte é finalizada
29/03/2019
Obra na orla da Praia do Forte é finalizada

A obra na orla da Praia do Forte será finalizada nesta sexta-feira (29). Após pouco mais de 30 dias de trabalho, parte do madeiramento de toda a extensão do deck do calçadão e o barroteamento (conjunto de peças de madeira que são apoiadas no vigamento e dão suporte ao contrapiso ou diretamente ao piso) foram substituídos. A madeira também foi lixada e pintada.

A ação administrada pela Comsercaf e fiscalizada diariamente por dois engenheiros da autarquia, foi realizada pela empresa vencedora da licitação, SMW Manutenção e Construções LTDA. Visando a economia do dinheiro público, as madeiras em perfeito estado foram mantidas, havendo a troca somente das que estavam deterioradas. O investimento foi de aproximadamente R$298 mil.

“Antes da obra o madeiramento estava desgastado, havia buracos no calçadão e muitos pregos estavam aparentes, apresentando riscos à população. Agora entregamos aos moradores e visitantes mais um cartão postal de Cabo Frio vitalizado, acessível e seguro” – afirma Dario Guagliardi, presidente da Comsercaf.

 

Passo a Passo da Obra

Iniciada no dia 25 de fevereiro, a reforma foi realizada pela empresa que apresentou a menor proposta de valor durante o processo licitatório: a SMW Manutenção e Construções LTDA.

A obra foi solicitada pelo prefeito de Cabo Frio, Dr. Adriano Moreno, com o objetivo de revitalizar um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Desde a recuperação da orla, realizada em 2010, somente foram feitos reparos pontuais, não havendo nenhuma intervenção significativa no local.

Em virtude da urgência da necessidade da reforma, já que o madeiramento estava desgastado, apresentando riscos à população e a proximidade com o Carnaval, foi pedido à Comsercaf que realizasse o projeto da obra e todo o processo de edital (publicado em 07/02) e licitação (executada em 14/02).

Quatro empresas participaram do certame, fizeram a visita técnica ao local para avaliar a situação e formalizaram as propostas.  Os trâmites da ação foram publicados no portal da transparência da autarquia.