×
Home Sobre Serviços Coleta de Lixo - Cronograma Varrição - Cronograma Coleta de Resíduos Sólido / Orgânico Domiciliar Coleta de Resíduos Sólido de Saúde Coleta Seletiva Iluminação Pública Limpeza / Varrição Recolhimento de Galhos, Entulhos e Material Inservível Notícias Galeria Campanhas Fotos Vídeos Portal da Transparência Contato

Notícias - Comsercaf retira 150 quilos de microlixo da areia da Praia do Peró
20/03/2019
Comsercaf retira 150 quilos de microlixo da areia da Praia do Peró

Uma equipe da Comsercaf retirou 150 quilos de microlixo da areia da Praia do Peró. Os agentes, que utilizaram peneira para coletar os resíduos na noite de segunda-feira, dia 18, percorreram 70% do trecho da orla que é certificado  programa Bandeira Azul, selo internacional de qualidade em limpeza, sustentabilidade e acessibilidade para praias, marinas e embarcações. Os outros 30% serão limpos nesta terça (19).

“A população precisa se conscientizar de que é necessário fazer o descarte correto dos resíduos. O microlixo é um verdadeiro vilão para o meio ambiente e quando as equipes de limpeza não conseguem fazer a coleta ele vai para o mar causando prejuízos consideráveis à fauna e flora marinha”, explicou Dario Guagliardi, presidente da Comsercaf.

A limpeza das praias é realizada diariamente a partir das 17h quando os banhistas começam a esvaziar as areias. Contudo, os pequenos resíduos ficam na orla  e constantemente é necessário realizar ação mais minuciosa.

Diferente da limpeza diária, onde são utilizados caminhões e retroescavadeiras, a retirada de microlixo é feita de forma manual. Os funcionários dividem a área a ser limpa, colocam a areia nas peneiras e fazem um verdadeiro pente fino para a retirada dos resíduos.