×
Home Sobre Serviços Coleta de Lixo - Cronograma Varrição - Cronograma Coleta de Resíduos Sólido / Orgânico Domiciliar Coleta de Resíduos Sólido de Saúde Coleta Seletiva Iluminação Pública Limpeza / Varrição Recolhimento de Galhos, Entulhos e Material Inservível Notícias Galeria Campanhas Fotos Vídeos Portal da Transparência Contato

Notícias - Horta Comunitária da Comsercaf, em Botafogo, é ampliada
15/10/2018
Horta Comunitária da Comsercaf, em Botafogo, é ampliada

A Horta Comunitária da Comsercaf implantada em Botafogo pelo Setor 12, recebeu o plantio de novas mudas de fruta, hortaliças e legumes nesta segunda-feira (15). As sementes de tomate, beterraba, coentro, alface e cebolinha foram germinadas na sementeira, confeccionada pelos próprios servidores com copos plásticos reutilizados e transplantadas para o local, que foi ampliado para comportar as mudas. O objetivo do projeto é que os servidores utilizem a colheita para consumo e que os moradores locais participem do plantio ou adquiram mudas gratuitas.

A horta, que antes contava com 70m², foi expandida para 100m². Além da ampliação do local de plantio, os mourões que demarcavam o espaço e sustentavam as telas de proteção, foram trocados por eucaliptos tratados e alinhados corretamente.

De acordo com o presidente da Comsercaf, Luiz Cláudio Gama, a autarquia visa ampliar o projeto a outros bairros do município, transformando locais que são vistos como pontos de descarte irregular de resíduos em hortas ou jardins comunitários.

A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, que cedeu um engenheiro agrônomo para orientar a equipe da autarquia com estratégias de cultivo e métodos preventivos à pragas e insetos na plantação. O plantio conta com compostagem doada pela Secretaria para garantir os nutrientes necessários para o desenvolvimento das plantas. Esse adubo orgânico é desenvolvido com galhos, folhas e restos de árvores obtidos nos serviços de poda realizados no município pela Comsercaf. Ao invés de ser descartado, este material ganha uma destinação ecologicamente correta e também é doado a produtores rurais.