×
Home Sobre Serviços Coleta de Lixo - Cronograma Varrição - Cronograma Coleta de Resíduos Sólido / Orgânico Domiciliar Coleta de Resíduos Sólido de Saúde Coleta Seletiva Iluminação Pública Limpeza / Varrição Recolhimento de Galhos, Entulhos e Material Inservível Notícias Galeria Campanhas Fotos Vídeos Portal da Transparência Contato

Notícias - Ecomar torna-se referência de Mostra de Ciências em instituição escolar
03/10/2018
Ecomar torna-se referência de Mostra de Ciências em instituição escolar

Estudantes da Escola Canto dos Pássaros, de Cabo Frio, escolheram como tema para trabalho de uma Mostra de Ciências o resultado do “Ecomar- - Limpeza dos Mares de Cabo Frio”, evento socioambiental promovido pela autarquia no dia 15 de setembro, que coletou mais de quatro toneladas de lixo do Canal do Itajuru, entre elas mais de 150 tipos diferentes de microlixos. O interesse dos alunos sensibilizou a Companhia a desenvolver o projeto “COMSERCAF VAI Á ESCOLA”, uma iniciativa de conscientização e educação ambiental.

O presidente da autarquia, Luiz Cláudio Gama, foi procurado por um grupo de alunos que cursam o 6º ano do ensino fundamental II da Escola Canto dos Pássaros durante esta semana. Prontamente, o presidente solicitou que a equipe de Conscientização Ambiental da empresa desse a atenção necessária ao grupo, que participou efetivamente de uma ação de coleta de amostras de microlixos na Ilha do Japonês, no Parque Municipal da Boca da Barra. Acompanhados por uma mãe e servidores da Companhia, os alunos coletaram garrafas pets, palitos e embalagens de picolé, bitucas de cigarros, tampinhas de refrigerantes, entre outros. Estas amostras serão expostas no evento escolar que acontece nesta sexta-feira (05).

“Saber que o Ecomar influenciou estes alunos é ter a sensação de que estamos no caminho certo. Estou imensamente feliz pela repercussão positiva que nossas iniciativas socioambientais têm desempenhado na vida de crianças e jovens. Isso nos motivou a criar o projeto “COMSERCAF VAI Á ESCOLA”, que tem o objetivo de transformar os alunos em multiplicadores ambientais, afirmou Luiz Cláudio Gama presidente da Comsercaf.

Na manhã desta quarta-feira (03), o presidente e representantes da Diretoria Ambiental e Coleta Seletiva se reuniram na autarquia com Palmira Domingues, diretora da Escola Municipal Professor Edilson Duarte, para iniciar o planejamento do projeto, que terá esta instituição como piloto.

A experiência realizada com esta escola será de grande importância para o desenvolvimento da iniciativa em outras instituições de ensino que tenham interesse.

O projeto consiste em proporcionar a equipes de alunos de escolas públicas ou privadas da rede municipal, estadual ou federal, uma experiência de coleta de amostras de resíduos descartados irregularmente, a princípio no Canal do Itajuru  e Ilha do Japonês. Além de visitas a sede da autarquia, a COOPERFRT - Cooperativa de Catadores e Coletores de Materiais Recicláveis, ao Aterro Sanitário Dois Arcos e a uma indústria de reciclagem e beneficiamento de RCC - resíduos de construção civil.

O material coletado pelos alunos poderá ser exposto na escola. Na ocasião os mesmos irão compartilhar com os demais as experiências vivenciadas e as informações adquiridas sobre educação ambiental e coleta seletiva.

Cabe ressaltar que, as escolas interessadas em participar do projeto devem enviar um e-mail para comsercafmidia@gmail.com. A autarquia entrará em contato com a instituição para agendar uma data para a realização das atividades.