A Semana de Limpeza do Litoral avançou nesta sexta-feira (19) com novos mutirões de limpeza e educação ambiental no Parque Municipal Dormitório das Garças Walter Bessa e na Praia das Palmeiras, em Cabo Frio. As ações contaram com a participação de estudantes da rede pública municipal, ONGs e instituições ambientais, além dos colaboradores da Prefeitura. A programação é organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Clima e Saneamento e será encerrada neste sábado (20) com uma grande mobilização na Praia do Forte, a partir das 8h, além de ações simultâneas também na Ilha do Japonês, Duna Boa Vista (Duna Preta), Praia do Peró e no Manguezal do Chavão, em Tamoios.
Durante as ações, os participantes receberam informações sobre os danos causados pelo descarte irregular de plásticos e importância da preservação das praias e áreas naturais da cidade. As coletas de resíduos foram realizadas na orla da Praia das Palmeiras e áreas de restinga e manguezal do Dormitório das Garças, uma das unidades de conservação do município. O espaço é uma das áreas ambientais mais importantes de Cabo Frio, abrigando cerca de 1.400 garças-brancas-grandes e outras 40 espécies de aves, aproximadamente.
O secretário de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, Jailton Nogueira, enalteceu a união da sociedade civil e da rede pública em prol da preservação ambiental. “Até sábado estaremos com as ações da Semana Mundial de Limpeza, onde, além da limpeza, a gente mostra para a criançada, para as novas gerações, a importância da educação ambiental. A ideia é chamar atenção para essa mensagem e despertar a população para a responsabilidade e a importância de jogar o lixo no lixo”, disse.
Na Praia das Palmeiras, as atividades mobilizaram estudantes do nono ano da Escola Municipal Profª Márcia Francesconi Pereira e a participação do projeto Mar Sem Lixo, que também tem auxiliado nas ações de triagem e contabilização dos resíduos recolhidos. “Há 10 anos trabalhamos na identificação, controle e combate ao lixo no mar e essa parceria com a Prefeitura é muito importante, porque a gente tem um objetivo em comum, que é cuidar dos oceanos. Todos os anos são 13 milhões de toneladas de resíduos plásticos nos oceanos e já existem previsões de que em 2050 nos teremos mais plásticos do que peixes, se nada for feito. Então, esses mutirões são, justamente, para sensibilizar e educar a população. Cada pessoa precisa fazer a sua parte”, destacou Roberto Ramos, presidente da ONG.
No Dormitório das Garças, a mobilização contou com a participação de alunos do quarto ano da Escola Municipal Prof. Achilles Almeida Barreto, do Porto do Carro. “Os alunos ficaram bem felizes e empolgados em participar. A gente está começando um conteúdo de Ciências agora, relacionado aos tipos de vegetação do Brasil, e aqui as crianças estão tendo a oportunidade de, além de contribuir com a limpeza, conferir de perto o bioma”, destacou a professora da escola Achilles, Renata Caraline.
O mutirão no Dormitório das Garças também contribuiu com o estudo de monitoramento de microplásticos, que está sendo conduzido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). As amostras coletadas serão posteriormente analisadas em laboratório para identificar a quantidade, a origem e os impactos dos resíduos, fornecendo base para pesquisas científicas e futuras políticas públicas voltadas ao enfrentamento da poluição marinha e costeira.
Também participaram das ações desta sexta-feira (19) colaboradores da Companhia de Serviços Públicos de Cabo Frio (Comsercaf) e da Guarda Marítima e Ambiental. A Semana de Limpeza do Litoral integra o programa “Cabo Frio Educada”, que reúne iniciativas voltadas à educação ambiental, à recuperação de áreas verdes e à promoção de práticas sustentáveis. As ações também estão inseridas no cronograma do programa Bandeira Azul.
Vale lembrar que, neste sábado (20), a orla da Praia do Forte ficará temporariamente interditada, das 7h às 12h, para a realização do Dia D da Semana de Limpeza do Litoral. O fechamento do trecho será a partir da Praça das Águas no sentido Passagem.