×
Home Sobre Serviços Coleta de Lixo - Cronograma Varrição - Cronograma Coleta de Resíduos Sólido / Orgânico Domiciliar Coleta de Resíduos Sólido de Saúde Coleta Seletiva Iluminação Pública Poda de Árvore Recolhimento de Galhos, Entulhos e Material Inservível Notícias Galeria Campanhas Fotos Vídeos Portal da Transparência Contato

Notícias - Mutirão da Semana de Limpeza do Litoral chega à Praia do Pontal do Peró em Cabo Frio
18/09/2025
Mutirão da Semana de Limpeza do Litoral chega à Praia do Pontal do Peró em Cabo Frio

As ações da Semana de Limpeza do Litoral seguem avançando em Cabo Frio. Nesta quinta-feira (18), a programação chegou à Praia do Pontal do Peró, reunindo dezenas de voluntários, entre estudantes, moradores, colaboradores da Prefeitura e representantes de instituições públicas e privadas do município. Além de fomentar a conscientização ambiental, a mobilização recolheu 84,7 quilos de lixo da praia somente neste segundo dia de mutirão.

A programação começou com uma breve apresentação sobre a proposta do evento e os impactos da poluição plástica nos ecossistemas costeiros e marinhos. Em seguida, os participantes deram início ao mutirão de limpeza, recolhendo resíduos encontrados pela faixa de areia e pela restinga.

O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Clima e Saneamento. “Mais uma etapa da Semana de Limpeza do Litoral foi concluída com muito trabalho coletivo. Associações, ONGs, secretarias municipais, alunos da rede pública, professores e a comunidade se reuniram em um só objetivo, cuidar das nossas praias, em especial hoje da Praia do Pontal do Peró. Essa mobilização mostra que a força da mudança está presente e precisa ser incentivada. Agradeço a todos os participantes, voluntários e, em especial, à nossa equipe técnica, que tem conduzido a Semana de Limpeza do Litoral com tanta dedicação”, destacou o secretário da pasta, Jailton Nogueira.

Um dos destaques da programação foi a participação especial do Instituto BW para a Conservação e Medicina da Fauna Marinha (IBW), que apresentou peças anatômicas de animais marinhos atendidos pela ONG. Os exemplares, encontrados mortos após ingerirem plásticos descartados irregularmente no mar, sensibilizaram o público sobre a urgência de enfrentar a poluição.

De acordo com Angélica Nascimento, do setor de Educação Ambiental do Instituto BW, a atividade trouxe uma dimensão concreta do impacto do lixo na vida marinha:

“As peças anatômicas permitem uma aproximação concreta com a realidade dos oceanos e ajudam a despertar reflexões sobre a importância de reduzir, reutilizar e descartar corretamente os resíduos. A receptividade foi muito positiva, principalmente entre as crianças, que participaram com curiosidade e interesse, e também entre os profissionais da limpeza, que mostraram grande engajamento”, destacou. A ONG, criada em 2020, atende demandas relacionadas a reabilitação de animais selvagens e promove ações de educação ambiental na Região dos Lagos e Norte Fluminense.

Entre os voluntários que participaram do mutirão desta quinta-feira estiveram alunos do quinto ano da Escola Municipal Prof. Oswaldo Santa Rosa, Associação de Moradores do Pontal do Peró (AMPLOCAPE), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – campus Cabo Frio, Companhia de Serviços Públicos de Cabo Frio (Comsercaf), Ecomix, Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Instituto Escola do Mar (IEMAR), ONG Mar Sem Lixo, além da Secretaria de Serviços Públicos e da Guarda Marítima e Ambiental.

Durante a mobilização, os participantes também receberam informações sobre a candidatura da Praia do Pontal do Peró ao selo internacional Bandeira Azul, que reconhece a qualidade ambiental e de gestão das praias. O programa é operacionalizado pelo município sob a coordenação da bióloga Luísa Rieth, que tem conduzido as atividades de educação ambiental durante a Semana.

Ao longo do evento, os voluntários também contribuíram na coleta de amostras para dar continuidade ao estudo de monitoramento de microplásticos, que está sendo conduzido pela UERJ. As amostras estão sendo recolhidas ao longo da Semana nas praias candidatas à Bandeira Azul. A coleta também será feita no Parque Municipal Dormitório das Garças, unidade de conservação municipal.

Os resíduos serão analisados em laboratório para identificar a quantidade, a origem e os impactos do microplástico no mar e na laguna. Os resultados deverão contribuir para a produção de dados científicos no município, servindo de base para futuras ações de conscientização, formulação de políticas públicas e definição de estratégias de enfrentamento à poluição marinha e costeira.

A Semana de Limpeza do Litoral integra o programa “Cabo Frio Educada”, que reúne iniciativas voltadas à educação ambiental, à recuperação de áreas verdes e à promoção de práticas sustentáveis. As ações também estão inseridas no cronograma do programa Bandeira Azul.

As atividades seguem até sábado (20), com mutirões em praias, manguezais e áreas de preservação em diferentes pontos da cidade.