×
Home Sobre Serviços Coleta de Lixo - Cronograma Varrição - Cronograma Coleta de Resíduos Sólido / Orgânico Domiciliar Coleta de Resíduos Sólido de Saúde Coleta Seletiva Iluminação Pública Limpeza / Varrição Recolhimento de Galhos, Entulhos e Material Inservível Notícias Galeria Campanhas Fotos Vídeos Portal da Transparência Contato

Notícias - Comsercaf, Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente e Salineira instalam unidade ecoponto “Recicle seu Óleo” no Mercado Tropical, em Cabo Frio
15/06/2018
Comsercaf, Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente e Salineira instalam unidade ecoponto “Recicle seu Óleo” no Mercado Tropical, em Cabo Frio

Comsercaf, Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente e Salineira instalam unidade ecoponto “Recicle seu Óleo” no Mercado Tropical, em Cabo Frio

 

Na manhã desta quinta-feira (14) o município de Cabo Frio ganhou um novo ecoponto para descarte voluntário de óleo vegetal usado, mais conhecido como óleo de cozinha. A instalação do receptor no Mercado Tropical faz parte do projeto “Recicle seu Óleo”, uma parceria entre a COMSERCAF, a Coordenadoria do Meio Ambiente Municipal e a Auto Viação Salineira aderida pelo mercado.  

O objetivo deste programa, que está em vigor desde o ano passado, é conscientizar a população e fomentar a educação ambiental solidária na cidade, evitando que o resíduo seja descartado em ralos domésticos e chegue às vias pluviais do município, afetando diretamente ao meio ambiente. Para participar ativamente do projeto, o morador deve depositar seu óleo usado em uma garrafa pet e levá-lo a um dos ecopontos espalhados pela cidade. O óleo depositado no receptor é retirado por uma empresa especializada na coleta deste material, que o transforma em biocombustível.

Esta é mais uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental da Comsercaf conduzida pelos gestores Rodrigo Macedo e Fernando Lima.

De acordo com o presidente da Comsercaf, “a  participação do mercado é de suma importância para a concretização da logística reversa, já que o mesmo é um dos responsáveis pela venda do produto na cidade e é ponto de fluxo intenso de pessoas. Nosso desejo é que outras empresas abracem a ideia e também se tornem parceiras nesta iniciativa”, afirmou Luiz Cláudio Gama.

O diretor presidente do Mercado Tropical, Rodrigo Lima, que esteve presente na ocasião, se mostrou satisfeito em firmar esta parceria:

“Este é mais um passo do mercado com a responsabilidade ambiental, que vem somar ao projeto de coleta seletiva que nosso estabelecimento já realiza”, concluiu.

O mercado está localizado na Rua Lecy Gomes da Costa, 252, São Cristóvão – Cabo Frio.

O projeto está aberto a entidades e empresas que queiram aderir a ideia. Em breve também serão disponibilizados ecopontos para recolhimento de pilhas e eletrônicos.

Cabe ressaltar que, o recolhimento do óleo vegetal é revertido em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS Verde, para o município, o que aumenta as receitas e consequentemente os investimentos no setor do meio ambiente.


Confira a lista de ecopontos espalhados pela cidade:

 

Condomínio Aracy dos Santos, no Braga;

Associação de Moradores, na Vila do Sol;

Horto Municipal, no Portinho;

Condomínio Verão Vermelho, em Tamoios;

Condomínio Orla 500, em Tamoios;

Escola Municipal Evaldo Sales, no Peró;

Auto Viação Salineira, no Jardim Excelsior; 

Mercado Tropical, em São Cristóvão.