×
Home Sobre Serviços Coleta de Lixo - Cronograma Varrição - Cronograma Coleta de Resíduos Sólido / Orgânico Domiciliar Coleta de Resíduos Sólido de Saúde Coleta Seletiva Iluminação Pública Limpeza / Varrição Recolhimento de Galhos, Entulhos e Material Inservível Notícias Galeria Campanhas Fotos Vídeos Portal da Transparência Contato

Notícias - PARCERIA COMSERCAF E MEIO AMBIENTE EVITA O DESCARTE INCORRETO DE PNEUS EM CABO FRIO
16/04/2018
PARCERIA COMSERCAF E MEIO AMBIENTE EVITA O DESCARTE INCORRETO DE PNEUS EM CABO FRIO

Somente nos três primeiros meses do ano de 2018 foram retiradas, e destinadas corretamente, cerca de cento e quarenta e quatro toneladas de pneus no município de Cabo Frio, dentro do projeto de Logística Reversa. Esse projeto foi implantado através de Convênio de Participação Mútua, que regulamenta e implementa no município a Logística Reversa de pós-uso.

De acordo com Luiz Cláudio Gama Presidente Interventor da COMSERCAF, a Logística Reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social. “Eu destaco a importância desse serviço caracterizando-se por um conjunto de ações, que possibilitam a coleta e a restituição dos pneus ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros produtivos, ou sendo dada outra destinação ambientalmente correta” concluiu Luiz Cláudio.

Neste convênio a COMSERCAF fica responsável pela coleta dos pneus, junto às borracharias e lojas de pneumáticos numa parceria com a ANIP, cabendo também a empresa o armazenamento dos pneus. Cabe a Coordenadoria de Meio Ambiente o controle e agendamento do envio deste material junto a RECICLANIP no Rio de Janeiro. A Logística Reversa se completa com a destinação desses pneus para trituração, e na maioria das vezes, são utilizados como combustível alternativo para as indústrias de cimento. Podem ainda ser usados na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais e tapetes para automóveis.

“Com essas ações a Prefeitura tem o benefício de retirar das ruas os pneus, que facilmente se transformariam em criadouros de mosquitos e ajuda na preservação do meio ambiente”, acrescentou o biólogo Luiz Carlos Teixeira coordenador de saneamento básico e qualidade de vida da Coordenadoria de Meio Ambiente.

É preciso que a população também tenha o conhecimento dessa ação e evite descartar pneus indevidamente, o ideal é levar os pneus de descarte ao depósito da COMSERCAF localizado na Rua dos Siris, 45, na Ogiva, ou quando de grande quantidade, entrar em contato pelos telefones 26488906/2648897 para que as equipes recolham os descartes pneumáticos.